NOTÍCIAS

Amizade e respeito no Hapkido reforçam laços entre Minas Gerais e São Paulo

29.05.2013

Final de semana marcado por fortalecimento de parceria entre academias praticantes da arte marcial

A Federação Mineira de Hapkido embarcou no dia 11 de maio de 2013 para São Paulo, para participar do Seminário de Hapkido com o Grão Mestre Park Sung Jae. Um dos principais pioneiros do Hapkido mundial.

GRÃO-MESTRE PARK SUNG JAE

Nascido em 1938 na Coréia do Sul, Mestre Park, como é popularmente chamado, é 10º Dan em Hapkido, e chegou ao Brasil em Março de 72. Desde sua chegada, passou a treinar uma equipe do exército brasileiro, e pelo esforço e dedicação ao ensino dos militares brasileiros foi erigido inclusive um monumento em sua homenagem dentro do quartel do exército (fonte: ANHT).

O SEMINÁRIO E A HOMENAGEM AO MESTRE JOUBERT

Promovido entre 9h e 17h no SESC Consolação, em São Paulo, foram ministradas várias técnicas utilizadas na defesa pessoal do Hapkido. Contou com as presenças ilustres do Grão Mestre Park, Mestre Geral Delmo Menezes (7º Dan) e Mestre Erik Barbosa Barbeiro (6º Dan).

A Federação Mineira de Hapkido organizou uma comitiva com 8 participantes para o seminário, incluindo o Mestre Joubert Rodrigues de Araújo, que recebeu uma homenagem das mãos do Mestre Park.

Surpreso, Mestre Joubert recebeu com muito carinho e emoção uma flâmula pintada a mão pelo próprio Mestre Park, com a inscrição "Felicidade" em grafia oriental. O Grão Mestre ressaltou que, desde que ele veio para o Brasil, em 72, esta foi a oitava homenagem desta categoria que ele entregou, pois seleciona muito bem aqueles que irão recebê-la. Explicou ainda que atribui o símbolo "Felicidade" ao caminho para onde o verdadeiro Hapkido nos leva, pois somente os que são retos e puros de coração são dignos desta arte marcial, e consequentemente, herdarão a felicidade.

Confira as fotos:

O EXAME DE FAIXA DE 5º DAN

Após o seminário, a comitiva foi para Osasco, onde fica a Academia Korean Tiger, onde o Mestre Joubert foi prestar exame de faixa preta, 5º Dan. Antes do início do seu exame, Mestre Erik Barbosa Barbeiro lhe entregou uma declaração da Federação Paulista de Hapkido Wha moo Kwan autorizando a representação em Minas Gerais, pela Federação Mineira de Hapkido, do estilo Wha Moo Kwan de Hapkido, além do estilo tradicional, a qual já executa.

Entre 18h30 e 22h aconteceu o exame, onde foram cobradas e demonstradas técnicas de defesa pessoal com as mãos, com espada e com bastão curto. Além disso, foram feitos saltos, rolamentos, quedas, rasteiras, projeções, ataques e bloqueios de mãos e chutes.

A resistência física, respiração e concentração também foram analisados, além das técnicas de luta, 1x1 e 3x1, que resultou em uma costela quebrada.

A banca examinadora, composta pelos mestres Erik, Delmo e Park fizeram um excelente trabalho. A Federação Mineira de Hapkido ressalta ainda a amizade, respeito e profissionalismo do Mestre Erik Barbosa Barbeiro, que com pulso firme conduziu e aplicou o exame, honrando o nome do Hapkido no Brasil.

Ao final de tudo, a tão sonhada faixa de 5º Dan foi conquistada, e os laços entre São Paulo e Minas Gerais foram reforçados através da amizade entre os mestres e a certeza que o Hapkido será executado e ministrado a cada dia com mais seriedade no país.

Confira mais fotos abaixo.


CLIQUE PARA VISUALIZAR